sexta-feira, 20 de setembro de 2013

APRENDER OUTROS IDIOMAS FAZ BEM PARA O CÉREBRO!

Os benefícios de se falar mais de uma língua


Os benefícios de se falar mais de uma línguaHoje em dia, falar mais de uma língua é cada vez mais comum entre a população e dados indicam que 66% das crianças no mundo são criadas bilíngues. No Brasil, a motivação geralmente está relacionada à obtenção de um emprego melhor ou à tão sonhada viagem, porém aprender um novo idioma também pode trazer vários benefícios para a saúde do seu cérebro.

Quase todo ano uma nova pesquisa é publicada confirmando os benefícios de se falar mais de uma língua. Estudos indicam efeitos positivos nas habilidades cognitivas, como memória e atenção, e também na formação da reserva cognitiva, o que pode atrasar o aparecimento dos sintomas do Alzheimer em até 5 anos.

Uma descoberta curiosa, validada por diversos estudos, é que quando uma pessoa bilíngue utiliza uma língua, a outra também está ativa ao mesmo tempo. Assim, quando a pessoa escuta uma palavra, seu cérebro já começa a comparar os sons dessa palavra com todas as palavras que conhece em todos os idiomas. Apesar de esse fenômeno causar às vezes alguns problemas de linguagem, como dificuldade de se lembrar de uma palavra que está na “ponta da língua”, ele estimula o cérebro a controlar o uso de cada língua toda vez que se fala ou escuta, o que melhora a atenção.

Um estudo na Suécia descobriu que aprender novas línguas promove o crescimento de certas regiões do cérebro. Os cientistas compararam as imagens de ressonância magnética dos cérebros de um grupo recrutas das Forças Armadas que fizeram um curso de idiomas muito intensivo (7 dias por semana em período integral durante 3 meses) com as de um grupo de estudantes de medicina. As imagens mostravam claramente o crescimento de algumas regiões do cérebro, principalmente o hipocampo, responsável pelo aprendizado de novas informações. E as mudanças eram maiores quanto melhor o aluno tinha aprendido.

Evidências mostram que não há idade para se aprender uma nova língua. Bebês que crescem num ambiente multilíngue demonstram um processamento mais eficiente da informação, resultando num aprendizado mais rápido. Já os idosos conseguem retardar os efeitos do declínio cognitivo e, consequentemente, de sintomas associados a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, em até 5 anos. E esses benefícios não estão restritos a quem foi criado bilíngue, pois eles também foram observados em pessoas que aprendem uma segunda língua mais tarde na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário